jogos pg slot

jogos pg slot - hy9g7wybo8.com Este site atualiza dicas de jogos, notícias de jogos e estratégias para ganhar dinheiro 24 horas por dia
Feministas vão à posse de juíza promovida pela regra de gênero

Frederico Vasconcelos Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Interesse Público

Frederico Vasconcelos

Descrição de chapéu Folhajus São Paulo Feministas vão à posse de juíza promovida pela regra de gênero Presidente do TJ-SP, Torres Garcia, apoia a PEC do Quinquênio durante cerimônia
  • benefício do assinante

    Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

    benefício do assinante

    Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

    Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA

    • Copiar link
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

7.mai.2024 às 18h49 Atualizado: 7.mai.2024 às 19h01

  • Ouvir o texto

São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na última sexta-feira (3), a posse solene dos desembargadores Maria de Fátima dos Santos Gomes e Euripedes Gomes Faim Filho.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de magistrados, representantes de instituições, familiares e amigos dos empossados.

Maria de Fátima foi a primeira mulher a ser nomeada pelo critério de gênero estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 525/23.

Magistrados há mais de 30 anos, ela assumiu o posto do desembargador José Tarciso Beraldo; Faim Filho, o do desembargador Gil Ernesto Gomes Coelho.

“Recebemos, com muita honra e júbilo dois novos desembargadores, que têm uma carreira sólida na Magistratura bandeirante. A experiência, acima de tudo, tem que ser valorizada. É com base nessa experiência que esses dois magistrados hoje chegam ao mais alto degrau da Magistratura”, disse o presidente do TJ-SP.

Torres Garcia aproveitou o evento para defender a PEC nº 10/23 [a “PEC do Quinquênio“], em tramitação no Senado:

“Essa carreira profícua, belíssima, tem que ser valorizada a cada momento. A valorização do tempo de Magistratura é fundamental. E neste ponto eu tenho me manifestado. Nós temos que apoiar o PEC nº 10/23, que está no Senado Federal, para que o juiz seja valorado, para que a carreira seja valorizada, que esse tempo de experiência seja levado em consideração”, declarou o presidente.

Pioneirismo nas mudanças

Maria de Fátima elogiou o pioneirismo do TJ-SP. “Nosso Tribunal, o maior do mundo em número de processos, ao implementar os termos da Resolução, retornou ao seu papel de protagonista de mudanças que impactam de forma positiva a sociedade, sempre buscando a equidade e a justiça”, declarou.

Em seu discurso, ela prestou tributo a outras mulheres que marcaram seus nomes na Magistratura, agradeceu a todos que a apoiaram na carreira e reafirmou a paixão e compromisso com a judicatura, informa o TJ-SP.

A posse administrativa foi realizada em 11 de abril último, com a presença de representantes de movimentos que apoiam o maior protagonismo das mulheres nos tribunais. [foto]

Participaram da posse solene, na última sexta-feira, a juíza Ellen Xandu, representando o Movimento Nacional pela Paridade no Judiciário; a juíza Maria Cecília César Schiesari, representando as magistradas paulistas do Coletivo Sankofa e a vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de São Paulo, Mônica de Melo.

FolhaJus

A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha

Carregando…

A AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) foi representada pelo presidente, André Almeida Garcia, e pela vice-presidente, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira.

No dia em que o TJ-SP aprovou a promoção da primeira desembargadora pelo critério de gênero, entidades da advocacia, lideradas pela AASP, publicaram manifesto de apoio à maior participação feminina nas carreiras jurídicas.

No dia 25 de abril, o TJ-SP promoveu a juíza de direito Tania Mara Ahualli ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento em lista exclusiva feminina. Foi a segunda desembargadora do TJ-SP beneficiada pela da Resolução CNJ 525/2023.

O desembargador José Orestes de Souza Nery saudou os dois novos desembargadores, em nome do tribunal. “É dia de festa neste Tribunal de Justiça, em que comemoramos a chegada de dois novos, prestigiosos e prestigiados magistrados, a quem cumprimento pelas carreiras que ostentam e por terem realizado o desejo, íntimo e oculto, de todos nós ao ingressarmos na Magistratura: sermos desembargadores.”

O desembargador Euripedes Gomes Faim Filho nasceu em Guaíra (SP), em 1963. Graduou-se pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), turma de 1984. É mestre e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como escrevente técnico judiciário e, antes de ingressar na Magistratura, atuou como advogado e procurador do Estado de São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • benefício do assinante

    Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

    benefício do assinante

    Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

    Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA

    • Copiar link
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

sua assinatura pode valer ainda mais

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

sua assinatura vale muito

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS

  • Veja outros artigos desse blog
  • Envie sua notícia
  • Erramos?

Endereço da página

  • https://www1.folha.uol.com.br/blogs/frederico-vasconcelos/2024/05/feministas-vao-a-posse-de-juiza-promovida-pela-regra-de-genero.shtml
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes.
Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês
Compartilhar

  • Facebook
  • Twitter

Responda Denuncie